Artigo

blog

Desbravadores: Uma memória para a vida

  • 24 SET 2021
  • Hernani Junior
  • 266

"Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele."

Provérbios 22:6

 

É muito comum vermos este texto sendo usado em apresentações infantis em nossas igrejas. Pela forma com que é apresentado, passa a ideia que se apresentarmos o evangelho para nossos filhos, eles jamais se desviarão do caminho de Deus e lendo assim por cima, até parece que esta ideia é verdadeira. Mas o livro de Provérbios não deve ser lido apenas um compendio de promessas e sabedoria, na verdade, este livro era utilizado para o processo educacional do povo hebreu.

Dentro do livro de Provérbios, nos explica o pastor Oséas Caldas Moura, existe uma separação de conteúdo que era ensinado por idade, sendo dos capítulos 1-10, ensino para os meninos e jovens; 11-20, para os adultos; 21-31, para as autoridades. Este ensino servia para a educação moral, e pela divisão apresentada, a preocupação na educação era dos pais e das autoridades, pois o cidadão de amanhã deve ser formado hoje. Na verdade, na Bíblia, não encontramos uma dicotomia entre educação moral e educação espiritual, pois nas Santas Escrituras, educação e moral são indissociáveis. Assim, as crianças israelitas recebiam em sua educação a orientação sobre sua moral e responsabilidade. Lhe era ensinado que sua vida tinha função, havia um sentido para ela.

É notório que dentro de todos os ritos que Deus instruiu a nação Judaica a realizar, haviam símbolos que, embutidos na memória das crianças, marcavam sua experiência de vida e sentido moral. Havia uma razão pela qual se devia andar no caminho ensinado, e não apenas uma razão, mas uma responsabilidade, um sentido que era guiado por um Ser Superior, por Deus. Os símbolos usados serviam para marcar as memórias dos juvenis e assim, quando em suas fases da vida, ao contemplar estes símbolos, suas memórias são ativadas e o sentido da vida é trazido ao presente, instruindo assim o caminho em que se deve andar, dando sentido a vida e tudo que ela traz.

Assim, o clube de desbravadores tem como sua função e missão, implantar em nossos juvenis essa memória salvífica. Em suas atividades, o clube de desbravadores, tem como missão instigar o juvenil a práticas que marcam suas memórias, preenchem o espaço de boas lembranças e conteúdos práticos que, no dia a dia, sempre serão lembrados que existem para uma função e sua principal função é servir ao Rei do universo. Dentro do clube de desbravadores, estes juvenis são estimulados a aprendizagem prática (especialidades) e também ao acesso a Bíblia que aponta para seu propósito maior de vida que é servir ao seu Criador.

Um juvenil que participa do clube de desbravadores tem sim um pequena possibilidade de se perder neste caminho da vida, mas os últimos números apresentados pela DSA mostram que, realmente, os que passam pelo clube de desbravadores e se afastam das fileiras de Cristo são poucos. Vejamos:

  • Em 2016 foi observado que de cada 1000 desbravadores batizados, apenas 6 foram removidos do hall de membros da igreja.
  • Dos líderes que temos hoje, 90% dos pastores, 70-85% dos anciãos de igreja, 75-85% dos líderes de pequenos grupos passaram pelo clube de desbravadores. Fonte: DSA

Podemos assim perceber que o clube de desbravadores é uma força poderosa, um ferramenta afiada para preparar nossos juvenis para se manterem fiéis no caminho do Senhor Jesus Cristo.

Outro ponto importante é que um símbolo marcante que os desbravadores possuem é o lenço amarelo. Esse lenço é um marco para os desbravadores. Não importa onde ele estiver, seja fora de sua cidade, país ou continente, o lenço amarelo é um símbolo mundial.

Aliás, há aproximadamente uns 6 anos, o dia mundial dos desbravadores foi mudado para o mês de Setembro para que, por conta do setembro amarelo, o uso do lenço trouxesse a lembrança que Deus tem um propósito para nossa vida. Existe sentido para se viver.  O amarelo do lenço simboliza a excelência dos nossos ideais. Ideias de vida. Vida esta dada por Deus para que a vivamos para e por Ele. Não haverá um futuro melhor para nossos filhos se não investirmos neles hoje, motivando a participarem das reuniões do clube de desbravadores. Devemos nos lembrar que nossos juvenis ainda não sabem discernir com clareza o que querem do futuro. É nossa responsabilidade, como pais e como igreja de ensinar nossos filhos no caminho em que devem andar.

Veja esta citação de Ellen G. White que se encontra no livro Fundamentos da Educação Cristã, pág. 57 que diz:

"Nenhuma obra já empreendida pelo homem requer maior cuidado e habilidade do que o devido ensino e educação dos jovens e das crianças. Não há influências tão poderosas como as que nos cercam em nossos primeiros anos"

Uma vez cientes da responsabilidade que repousa sobre nós, estamos com o futuro dos nossos filhos nas mãos! Por isso, apoie este ministério tão maravilhoso que é o Clube de Desbravadores. E prepare hoje seus filhos para que amanhã, rodeados de símbolos que tratam a memória uma juventude ao lado de Deus, não se afastem dos caminhos do Senhor.

Deus abençoe muito você!

Fique conectado

Receba as novidades da igreja por e-mail
Entre em um de nossos grupos de WhatsApp, clique aqui