Artigo

blog

Enfrentando a ansiedade nos nossos dias

  • 13 MAI 2022
  • Orlando Neto
  • 244

No mundo que vivemos, podemos perceber que cada vez mais a ansiedade se faz presente em nossa sociedade. Não aquela ansiedade definida no dicionário, que você sente quando tem um evento especial se aproximando, ou até mesmo a visita de alguém que você espera a muito tempo. A ansiedade a que me refiro é o fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). Essa ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. E o que temos observado são pessoas sofrendo a patogenia ao extremo, sendo incapazes de realizar atividades das mais simples.

                Observando muitos jovens em sala de aula, posso ver o poder devastador da ansiedade desregulada, limitando ações, pensamentos e levando muitos jovens a se sentirem incapazes. Por isso quero trazer dois tópicos para ajudar a você que está lendo e já se sentiu, está se sentindo ou pode em algum momento se sentir ansioso no seu dia a dia. A primeira dica é focada no âmbito biológico e psicológico baseado nos estudos do Dr. Eslen Delanogare, pesquisador em neurociência. E a segunda é no âmbito espiritual baseado naquele que é o maior guia espiritual que um ser humano pode ter, a Bíblia Sagrada.

Então, anote aí:

Quando você estiver em uma crise de ansiedade, siga os seguintes passos a curto, médio e longo prazo para ajudar você a enfrentar essa situação:

 

  • Curto prazo: Quando você estiver no pico do stress, da ansiedade, por exemplo, ao fazer uma prova, prestes a falar em público, ao a uma situação que lhe leve a uma crise de ansiedade, procure manter a sua respiração constante, próxima da normalidade, mostrando ao seu cérebro que você está em uma situação normal. Não respire rápido demais, nem lento demais. Procure distrair seu cérebro com coisas simples, por exemplo, contando quantos objetos tem no ambiente, ou até mesmo quantos destes são vermelhos, azuis ou amarelos.
    Médio prazo: Identifique quais são os gatilhos que estão causando as crises de ansiedade. É o estudo, são provas, é um colega, é um local, é um problema familiar?
    Longo prazo: Você deverá trabalhar o fator emocional e cognitivo, e para isso muitas, senão a maioria das vezes com ajuda profissional. E paralelamente a isso, trabalhar os fatores comportamentais, como exercício, alimentação e sono.
  • Dica Espiritual: Corpo e mente andam juntos. Para sua mente estar bem, é preciso confiar. Confiar em Deus, de que Ele cuidará de você. Se você ficar preso ao passado, poderá estar fadado a um quadro depressivo. Se ficar preso ao futuro, um quadro de ansiedade. Deus está cuidando de cada um de nós a cada segundo de nossa vida. Mas para isso, precisamos permitir que Ele conduza a nossa vida e nos entregarmos em suas Mãos. Duvida? Veja o que a Bíblia nos diz:

 

"Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal". - Mateus 6:31-34

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". - Mateus 11:28-30

"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem". - Mateus 6:26-28

Deus tem um plano para você. A fé consiste em justamente em acreditar que nesse plano tudo ficará bem, caso você confie Nele. Que Deus te abençoe, te dê a paz, a tranquilidade e a certeza que a ansiedade já faz parte do seu passado.

Fique conectado

Receba as novidades da igreja por e-mail
Entre em um de nossos grupos de WhatsApp, clique aqui