Artigo

blog

Família: Um ministério digno de honra

  • 19 OUT 2021
  • Hernani Junior
  • 185

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito conjugal sem mácula; porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” Hebreus 13:4

Um dos primeiros presentes de Deus ao homem foi o casamento, a família. Quando analisamos a forma com que nos é apresentada a ordem da criação, podemos perceber que Deus começa pela estrutura da casa, os adornos para o homem e enfim, traz o homem a existência. Diz o texto bíblico de Gênesis 2:7: "Então, o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente."

O nome do primeiro homem criado foi Adão. Ele recebe esse nome por conta de sua origem pois, a palavra pó da terra ou barro vem de uma palavra hebraica que se translitera “Adamah”. Assim, o nome Adão acaba sendo uma derivação de sua origem, a terra. É possível perceber que existe uma forte responsabilidade entre Adão e sua origem pois, em Gênesis 2:15, se afirma que: "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar".

Sendo assim, a responsabilidade do homem acaba sendo cuidar de sua origem, proteger, organizar e assim, bem cuidada, a terra produziria o que ele precisasse para viver. Ainda em Gênesis 1:26 Deus outorga ao homem “domínio”, ou seja, responsabilidade sobre. Deus aqui compartilha com Adão seu cuidado com tudo que foi criado. Como Deus cuida, Adão deveria cuidar também. Toda a natureza está sob a responsabilidade de Adão, sob seu cuidado. Essa é uma forte responsabilidade que a humanidade tem com a natureza.

Mas, ao final da tarde do sexto dia, quando Adão está em sua tarefa de dar nome aos animais, ele sente uma solidão. Todos os animais têm alguém semelhante a eles. Todos tem sua fêmea! Apenas ele não. Algo ainda mais intrigante para o leitor do santo texto é que Deus já sabia que o homem sentiria falta de algo que nunca tinha visto, nunca havia existido. Sim, Deus já sabia. Vejamos o texto:

O Senhor Deus disse ainda: "Não é bom que o homem esteja só, farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele” (Gênesis 2:15).

Veja, Deus já sabe do que precisamos antes mesmos de percebermos que necessitamos de algo. Assim, "Deus faz o homem cair em um forte sono e de uma das suas costelas, cria a mulher" (Gênesis 2:23). Diferente do homem, a mulher é feita a partir dele e não da terra como ele foi. Como foi com o homem, deve ser também com a mulher pois, como o homem tem responsabilidades com sua origem, tem também a mulher com a sua. Como o homem deveria cultivar e guardar a terra, cabe a mulher cultivar e guardar seu marido.

Meu amigo e amiga, aqui em Gênesis, ambos, homem e mulher, veem a existência com uma missão, com uma função. Não existia competitividade entre eles, existia harmonia entre o casal. Eva não foi feita a parte de Adão, mas a partir dele. Ela era ele, mas diferente dele. Deus, que é o criador de ambos, os fez diferentes. Cada um com suas necessidades e dons dentro do casamento. Existia harmonia dentro desse lar edênico. Cremos que a intimidade sexual do casal ocorreu logo após a apresentação e casamento. Assim, Adão não tinha ninguém em mente para concorrer com Eva em suas memórias íntimas e nem Eva o tinha. Se descobriram através do instinto colocado por Deus em seus HDs cerebrais. Tudo era perfeito enquanto ambos viviam para Deus e um para o outro, houve cumplicidade, houve alegria, houve paz.

Porém, perceba que quando um terceiro ser entrou na vida deles, esse lindo cenário mudou. O capítulo 3 do mesmo livro narra a chegada de um ser estranho, uma serpente falante, que se intromete na vida e na rotina deste lar. Isso mesmo, não foi convidado, mas se fez de intrometido. Esta serpente é o próprio Diabo. João, no livro do Apocalipse reconhece isso quando nos afirma: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Ele foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos" (Apocalipse 12:9).

Foi quando ambos deram ouvido às palavras da serpente, que a ruína chegou. Meu amigo e amiga, aqui está o segredo da felicidade a dois. Ouvirmos apenas a Deus e ao outro, o cônjuge. Aconselho você a repreender outros que queiram se intrometer em sua vida com conselhos de ações que o outro não precisa ou deve saber. Precisa existir limites quando alguém tenta lhe “ajudar” em seu relacionamento.

Outro ponto importante: ouça o outro. Perceba que a mulher no capítulo 3 de Gênesis tem seu desejo em comer o fruto a partir das informações que recebe deste fruto. Assim, quando ouvimos a respeito do outro, se inicia um sentimento bom a respeito do cônjuge. Falem, conversem, abram seus corações. Não deve haver segredos entre o casal. Isso não quer dizer que devemos anular nossa individualidade, não, absolutamente. Mas podemos compartilhar nossa intimidade com o cônjuge. Convidá-lo a entrar em nosso mundo pela porta da frente do coração.

Não deveríamos permitir que outro receba nossa atenção mais que a pessoa com quem nos casamos. Aconselho-lhe a abrir seus desejos e segredos para seu cônjuge, ou mesmo para um profissional dessa área.

Outra lição que devemos aprender da Palavra Sagrada é que nunca, nunca devemos deixar nosso cônjuge sozinho, exposto, frágil. Não deixe isso acontecer. Lembre-se que o Diabo está aí para matar, roubar e destruir, mas existe algo ainda mais perigoso, sabe quem é? Sim, ela, nossa natureza pecaminosa. Não confie em seu coração, ele é corrupto. Para isso José nos deixou o exemplo, corra, corra o mais rápido que puder. Corra da pornografia, corra da prostituição, corra das fofocas daqueles que tiveram seu lar destruído porque deram ouvidos à serpente. Se mantenha puro para seu cônjuge. Isso vai lhe trazer uma boa e saudável memória imaculada.

Lembre-se caro amigo leitor, pureza exige esforço, concentração e força de vontade. Não permita que o Diabo, disfarçado do que for, corrompa algo que Deus criou para nosso bem, para nossa alegria, para nosso deleite e prazer. Mantenha seus ouvidos e olhos em Deus e no seu cônjuge. Sejam puros, corram das tentações para que um ar edênico esteja dentro e em redor de sua casa. 

Fique conectado

Receba as novidades da igreja por e-mail
Entre em um de nossos grupos de WhatsApp, clique aqui