Artigo

blog

O conselho de um idoso

  • 22 NOV 2021
  • Hernani Junior
  • 333

"Até a velhice de vocês eu serei o mesmo e ainda quando tiverem cabelos brancos eu os carregarei. Eu os fiz e eu os levarei; eu os carregarei e os salvarei.” Isaías 46:4

Aqui no livro de Isaías o povo diversas vezes é levado a refletir sobre as obras de Deus por eles. Na grande maioria das vezes o povo é lembrado das obras que Deus havia feito no passado deles. A saída do Egito, o cuidado durante os anos que ficaram no deserto, a forma do relacionamento que Deus tinha com eles e muitas outras formas de fazer o povo olhar para o passado e lembrar-se que Deus estava com eles. No texto acima, Deus afirma que estará com eles, mesmo depois de ficarem com os cabelos brancos. Ele será o mesmo que os guardou e guiou quando eram jovens.

Sabe, amigo e amiga, em nossos dias os chamados idosos, que formam um grupo que é classificado a partir dos 60 anos, acabam sendo muito desprezados. Contudo, são eles quem carregam consigo uma grande experiência de vida pelo tempo que viveram, sabem o fim de grande parte das coisas e as consequências de várias decisões e, não por achar que sabem, mas pela vivência e observação. Neles, podemos encontrar conselhos que podem nos ajudar a viver melhor e mais felizes.

Deus não despreza os de mais idade e isso é evidente na Bíblia. Vejamos, pois Abraão. Deus chamou este homem quando o mesmo tinha os seus 75 anos (Gênesis 12:4). Deus poderia ter chamado um jovem com todo o vigor da saúde, mas preferiu chamar um idoso de 75 anos para ser o pai de uma nação da qual viria o Salvador do mundo. Deus iria tirar seu povo da maior potência militar, econômica e social do mundo de sua época, o Egito. E Ele não chamou um jovem líder militar para isso, mas um idoso de 80 anos. Isso mesmo, Moisés tinha 80 anos quando Deus o chamou para liderar a saída do Egito e ainda guiar esse povo por mais 40 anos no deserto e a Bíblia nos afirma que aos 120 anos "mas os seus olhos não se haviam enfraquecido, e ele não havia perdido o vigor” (Deuteronômio 34:7).

Também já em idade avançada podemos citar Calebe, que aos 85 anos queria conquistar ainda a terra de Hebron (Josué 14:10). Mesmo com sua aposentadoria garantida, este idoso guerreiro ainda queria conquistar algo. Também cito o profeta Ageu que já era um profeta idoso e que pela sabedoria de Deus, aconselha o jovem Zacarias a continuar seu cuidado espiritual com o povo que há pouco havia saído da Medo-persa e estava se reinstalando na região de Judá.

Já olhando para o Novo Testamento temos outro Zacarias que também já era de idade avançada. Pelo menos é isso que nos diz o evangelho de Lucas 1:6 e 7 que diz: "Ambos eram justos diante de Deus, vivendo de forma irrepreensível em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já tinham idade avançada." Perceba que para trazer ao mundo o que haveria de preparar o caminho do Salvador, o Cristo, Deus escolheu um casal de idosos que iriam ensinar o jovem João Batista sobre a importância de sua missão.

Meu querido leitor, perceba que Deus, quando precisou fazer grandes ações, chamou homens que hoje, nossa sociedade acaba desprezando. Na verdade, o que parece é que quando uma pessoa chega a idade de idoso, acaba perdendo seu valor e sua moral. Nossa sociedade despreza os que, segundo seus padrões, não podem oferecer mais sua força, seu suor e vigor para a produção e são classificados como improdutivos. Isso é um absurdo! Como poderíamos ignorar a experiência que estes passaram? Como poderíamos ter coragem de ignorar o conhecimento deles?

Já disse o sábio Salomão em seu período de velhote que "não há nada novo debaixo do sol" (Eclesiastes 1:9), sendo assim, os homens e mulheres de mais idade podem, nos auxiliar e muito, em como podemos agir e aconselhar nas formas do avanço da obra de Deus. Neste mundo tudo se repete. Consultar aos idosos é sabedoria! Valorizar seu conhecimento e conselhos é prudência. Talvez você possa pensar que “vivemos em um tempo diferente do deles” e eu afirmo que você tem razão. Mas meu conselho é que os ouçamos, apliquemos os princípios das ações que usaram no passado adaptando para sua realidade. Não se atreva a desprezar a experiência de um idoso ou idosa, ouça-os, e lhe garanto que seremos sábios diante de Deus.

Quero, com muito carinho e respeito, lembrar aos amados que já estão na “melhor idade” que Deus vê valor em vocês. Não ache que, por se encontrarem aposentados ou jubilados, a obra terminou. Ainda não! Deus quer usá-los para continuar libertando Seu povo do pecado e guiando os perdidos aos pés de Jesus. Aconselho com muito respeito, carinho e admiração que, abençoem as igrejas de Deus com sua presença e conselhos. Permita que Deus continue lhe usando como um instrumento para abençoar Sua igreja nesta terra. Todos estes homens que foram citados acima tinham vigor, não por conta de sua genética, mas por estarem servindo aos Senhor. É Deus quem fortalece Seu povo. Deus vai fortalecer você. Para Deus vocês são valiosos. Mesmo que a sociedade lhes despreze, lembre-se das palavras do verso de Isaías, "Eu os fiz e eu os levarei; eu os carregarei e os salvarei”. Que sua aposentadoria não esfrie sua fé no Deus todo-Poderoso. Que Ele continue abençoando muito você.

Fique conectado

Receba as novidades da igreja por e-mail
Entre em um de nossos grupos de WhatsApp, clique aqui