Notícia

blog

Culto de gratidão marcado por despedidas e reencontros celebra cuidado de Deus

O culto de gratidão da igreja do Unasp Engenheiro Coelho promoveu momentos de reconhecimento por tantas conquistas em meio ao turbulento ano de 2021. Diversas homenagens fizeram parte da celebração, além de louvores e reflexões para demonstrar à Deus o sentimento de felicidade pela condução do Seu povo em tempos difíceis. 

Além disso, o reencontro dos alunos internos e comunidade foi uma vitória. A sensação de poder estar mais próximo contagiou a todos. A estudante Hellen Piris considera esse momento “uma oportunidade de reintegração e união na igreja”. Para ela, os cultos representam o amor de Deus. “Sinto que nesses encontros nos comunicamos com Ele por meio das pessoas”, frisa.

O reitor Martin Kuhn comemora a possibilidade de reunir alunos e comunidade. “Uma vez que temos as autorizações para esse encontro pelas baixas transmissões de contágio, nós esperávamos por esse momento”, explica. O reitor também ressalta a importância de voltar a congregar, tendo em vista que esse “é o símbolo que reúne pessoas para dividirem o mesmo espaço com o propósito de adorar Aquele que os criou". Para o próximo ano, a expectativa é retomar diversas atividades presenciais do internato e da comunidade.

Homenagens e partilha

O culto também reservou um momento para homenagear médicos e equipe que trabalharam incansavelmente para atender aos alunos que foram afligidos pela covid-19. O reitor os homenageou em palavras e cada um recebeu em mãos uma carta com assinaturas daqueles que foram cuidados. Os homenageados foram: Pr. Maurício Lima, presidente da União Central Brasileira; Dr. Dorival Duarte, diretor do Hospital Adventista de São Paulo; Dr. Fabiano, médico do Hospital Adventista de São Paulo;  Dr. Thiago Lopes, médico residente do Unasp durante um período; Dr. Sidney Dutra e Dr. Zildomar Deucher, diretores do Hospital Bom Samaritano, em nome de muitos outros que também apoiaram a instituição. “Reconhecer é um ato nobre declarando que você não superaria algo se não fosse pela intervenção do outro”, enfatiza o reitor Kuhn.

Além desse momento, todos receberam um papel para compartilhar seus projetos para o próximo ano e agradecer a alguém por suas ações. Alunos e comunidade trocaram lembretes com amigos revelando o quanto se sentiram acolhidos. Em espírito de adoração, todos se sentiram abraçados e lembrados.

Despedida dos pastores

Entre os momentos de celebração do culto, o pastor sênior da igreja, Elias Brenha, assim como os pastores auxiliares, Hernani Júnior e Claudiomar Nascimento receberam as palavras de gratidão e bênçãos pelo trabalho desempenhado antes de assumirem novos desafios e funções. Após cerca de três anos trabalhando juntos na igreja do Unasp Engenheiro Coelho, cada um deles recebeu o chamado para um novo lugar.

O pastor Brenha assume a função de pastor ministerial, cuidando dos pastores da região, além dos Ministérios da Família e Idoso nos próximos quatro anos na Associação Paulista Central, a APAC. Brenha considera que essa igreja representa um marco em seu ministério. “Uma mudança de paradigma forte em muitos processos da minha liderança ministerial e um aprendizado sobre como lidar com diferentes gerações simultaneamente”, explica.

Após 37 anos de ministério, o pastor acredita que a liderança da igreja do Unasp Engenheiro Coelho foi uma oportunidade. A consolidação do seu ministério é notada por conta dos resultados obtidos em diversos aspectos, entre eles se destacam as redes sociais e o forte posicionamento que a igreja teve na comunicação, aumentando o alcance das mensagens para o público da internet. “Foi um trabalho intenso de evangelização mesmo na pandemia”, pontua o pastor.

Para o novo desafio, ele considera que volta à função administrativa “mais preparado para poder ajudar os pastores que estão no começo do ministério com o auxílio da experiência que adquiriu durante esses anos”. O apoio da sua família é indispensável nesse processo. A esposa e líder do Ministério da Mulher na União Central Brasileira, Telma Brenha, e suas filhas Keise e Kamila celebram a nova fase do pastor.

Para o pastor Hernani Júnior, a igreja do Unasp Engenheiro Coelho tem um significado a mais, tendo em vista que foi a primeira igreja que assumiu. Ele resume o tempo de serviço e dedicação como “aprendizado no ministério e mergulho profundo nas amizades”. Ainda acrescenta emocionado que “a saudade das pessoas permanece, assim como os laços, mas tem convicção de que Deus o envia para abençoar pessoas em outros lugares”.

Durante os anos em que esteve à frente da igreja, o pastor se tornou reconhecido especialmente por seu trabalho com os desbravadores, aventureiros e jovens da igreja. A condução desses ministérios representa o cuidado com o futuro da igreja, tendo em vista que parte desses meninos e meninas assumirão posições de liderança. Os clubes Flamboyant e Girassol apreciam a condução que tiveram do pastor e celebram a oportunidade que tiveram.

O pastor Hernani dá sequência ao seu ministério na cidade de Americana, no estado de São Paulo. A educadora e esposa Roberta Santos o acompanha nesse novo desafio com o apoio da filha Laryssa. “Gratidão e continuidade”, resume o pastor Hernani Júnior quanto a nova fase.

Já o pastor Claudiomar Nascimento realizou seu estágio na igreja e logo após a formatura em Teologia foi chamado. Para ele, o encerramento desse ciclo traz um misto de sensações. “Sinto alegria pelo que aconteceu e pelos abraços recebidos pelas pessoas que se batizaram”, comemora. O pastor acrescenta que a apreensão é apenas pela saudade.

A trajetória do pastor sempre revelou seu propósito voltado para o evangelismo. Em 2017 deu início a faculdade de Teologia e em 2018 começou a uma série de projetos na cidade de Limeira. Quando assumiu como pastor auxiliar continuou os trabalhos na região levando muitas pessoas ao batismo. No momento, cerca de 300 pessoas estudam a bíblia em Limeira. Essa cidade agora recebe o pastor Claudiomar como titular. 

“Foram cinco anos aqui em que a igreja do Unasp me conduziu e pude aprender muito além dos ensinamentos da faculdade”, conta. O pastor avalia que Deus o ensinou em todo esse período e também abençoou incondicionalmente a sua família. O apoio da sua esposa Janete Nascimento e seus filhos, Samuel e Jenifer, fazem toda a diferença em seu ministério. “Gratidão por esse presente”, encerra.

Ao final do culto, todos cumprimentaram os pastores e saíram com o sentimento de gratidão a Deus por Suas obras. A igreja reforça sua responsabilidade com os membros. Nos próximos dias, um novo pastor será anunciado para retomar as atividades e conduzir a família de adoradores.

Fique conectado

Receba as novidades da igreja por e-mail
Entre em um de nossos grupos de WhatsApp, clique aqui